quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Peixes

Cordados II – Peixes

Introdução - :

Os primeiros peixes surgiram há cerca de 500 milhões de anos e eram semelhantes às lampreias atuais. Posteriormente, há aproximadamente 400 milhões de anos surgiram os peixes com esqueleto cartilagíneo. Atualmente são representados pelos tubarões e raias. Os dois primeiros grupos são marinhos, enquanto que os esturjões são migradores anádromos (vivem no mar e reproduzem-se nos rios). Mais recentemente, há mais ou menos 250 milhões de anos, surgiram os primeiros peixes com esqueleto ósseo.

Ciclostomados - Gustavo:

Atualmente são os vertebrados aquáticos mais primitivos. Possui corpo alongado, vermiforme, cujo comprimento alcança quase um metro. Possuem nadadeiras ímpares. O esqueleto é formado por uma coluna vertebral com peças cartilaginosas simples circundando a notocorda que, nesses animais, persiste a vida toda. O principal animal desse grupo é a Lampreia. São de maioria parasita de outros peixes. Pequenos dentes existentes na boca e na língua raspam a pele do peixe que parasitam e permitem que se alimentem da sucção de sangue e tecidos da vitima. Os sexos são separados, a fecundação é externa e possuem uma fase larval.

Peixes Cartilaginosos :

São dotados de mandíbulas. Alguns representantes: Tubarões e Raias. O Esqueleto é inteiramente cartilaginoso. Mecanismos sensoriais bem desenvolvidos.Com o surgimento de nadadeiras pares se tornam mais rápidos. Trocas gasosas ocorrem nas brânquias. Tudo digestivo termina em uma cloaca. Os órgãos digestivos possuem musculaturas lisas. A circulação é fechada, simples e completa, o coração possui apenas 2 cavidades, 1 átrio e 1 ventrículo. Simples porque o sangue passa apenas uma vez no coração, a cada ciclo, e completa porque o sangue rico em oxigênio não se mistura com o que contem grande quantidade de gás carbônico. São heterotermos, ou seja, a temperatura varia de acordo com o ambiente. São de sexos separados com a fecundação interna. O desenvolvimento embrionário pode ocorrer dentro do ovo ou do interior do corpo materno.

Peixes Ósseos - :

Dividem-se em duas subclasses: Sarcopterygii e Actinopterygii. A boca é terminas e possuem 4 fendas branquiais, que são protegidas por uma placa óssea chamada opérculo. As nadadeiras pares, peitorais e pélvicas, ficam próximas uma das outras na mesma para uma melhor estabilidade.
Possuem uma nadadeira anal impar. A pele tem escamas e é lubrificada com muco. As linhas laterais são o mecanismo sensorial. A circulação é fechada. O esqueleto ósseo é formado pelo crânio, protetor do encéfalo, e pela coluna vertebral. O intestino é longo, dobrado e possui expansões. Há bexiga natatória. São heterotermos. Os sexos são separados e a fecundação externa.

Curiosidade – Larissa:

A visão na maioria dos peixes é muito desenvolvida. Muitos conseguem distinguir cores e comprimentos de onda que vão do infravermelho ao ultravioleta. O olfato também é muito apurado em algumas espécies. Os salmões e outros grandes migradores apresentam o fenômeno de “homing” ou seja, voltam sempre ao rio onde nasceram para se reproduzirem. Está comprovado que estas espécies “memorizam” o odor da água do rio onde nasceram para um dia poderem voltar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário