quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Animais domésticos

ANIMAIS DOMÉSTICOS

CACHORRO
Canis lupus familiaris
Qual animal é o melhor amigo do homem?
Exato! O cachorro, cão, canídeo,... Como quiser chamá-lo. O importante mesmo é agradar o seu fiel amigo. Basta uma palavra de agrado, um carinho na cabeça e de vez em quando um biscoito canino, que ele fica ainda mais dedicado ao seu dono, que para ele é o “chefe da matilha”.Da mesma forma que nós, seres humanos, nos expressamos de diferentes maneiras, os cães têm vários tipos de latidos. Basicamente, podem expressar três coisas: um pedido, um aviso e uma ameaça de ataque.
O recorde de latidos é de um Cocker Spaniel: 907 vezes em apenas dez minutos.
Cada país tem uma maneira de escrever os sons de seus animais. Latidos dos cães em outras línguas :Alemanha – vow vowArgentina – gua, guaBrasil – au auColômbia – guau guauEstados Unidos – ruf rufFrança – whou whouJapão – won wonRússia – guf gufTailândia – hong hongVietnã – go go
Muitos acreditam que os cães se adaptam aos seus donos de tal maneira que ficam até parecidos fisicamente. O cachorro tem uma excelente audição e olfato. Por isso, são os primeiros a reconhecer um cheiro de longe, uma fêmea no cio, um bife, um desconhecido ou até mesmo o seu querido dono. Eles têm a capacidade de ouvir 4 vezes mais do que um ser humano. Podem ouvir ultra-som de até 60 khz e o homem até 15khz.
A visão do cachorro, à noite, é muito melhor do que a visão dos humanos. Além disso, seu ângulo de visão também é maior, pois seus olhos ficam ao lado de sua cabeça.
Os cachorros não enxergam a cor verde. Eles não conseguem diferenciar a cor vermelha da verde, por isso, ao comprar-lhe uma bola para brincar, dê preferência à cor azul.O suor do cachorro é pela língua. Para resfriar seu corpo, o cão arfa (aquele “arf-arf” que ele faz com a língua de fora e uma respiração forte). Ele bota para fora o ar quente e úmido enquanto respira o ar frio.
O cão cheira o rabo de outro cão para cumprimentá-lo. Ao mesmo tempo em que ele está dizendo “olá” ele está identificando o outro cão através de um cheiro individual que existe na região do rabo.
Cavar é outra diversão, que foi desenvolvida por uma questão de sobrevivência. Os cachorros enterram seus ossos, para depois acabarem de comê-los sem que outro cão coma o seu “bem” precioso.
Os cães dão voltinhas em círculos e afofam a terra antes de dormir, desde que eram selvagens. Eles fazem isso para saber onde é o norte ou o sul.
Os cães dormem em média 9 horas por dia, mas podem prolongar esse tempo se ficam muito sozinhos, sem a companhia do dono. Eles sonham. Porém, é ainda um mistério saber com o quê. Só se sabe que os filhotes e os cães mais velhos sonham mais.
Assim como as pessoas, o cachorro precisa dormir para descansar. Seu sistema imunológico e seu sistema nervoso funcionam bem se estiverem descansados.
O cachorro vê o gato mais como um divertimento do que como uma refeição. É bem possível que um cachorro corra atrás de um gato na rua e ao mesmo tempo conviva com o gato da sua família. Ele sabe distinguir muito bem um do outro.
Há muitas variedades de raças, estilos e até personalidades. Eles vão dos mais simpáticos aos mais ferozes cães de guarda. O tamanho, pêlo, temperamento, as aptidões, comportamento, características físicas e até o latido, também variam muito. Tem para todos os gostos.

A maior raça de cão é o Irish Wolfhound. Seu peso é em torno de 54 quilos.
Pinscher Miniatura é a menor raça de cão de guarda.
Chihuahua é menor raça de cães do mundo.
LISTA DE RAÇAS
Akita
Basset Hound
Beagle
Bichon Frisê
Bob Tail
Border Collie
Boxer
Bulldog
Bull Terrier
Cão da Serra da Estrela
Chihuahua
Chow Chow
Cocker Spaniel Americano
Cocker Spaniel Inglês
Collie
Cotton de Tulear
Dálmata
Daschund ou Teckel
Dobermann
Dogue Alemão
Dogo Argentino
Elkhound
Fila Brasileiro
Fox Terrier
Galgo
Galgo Afegão
Golden Retriever
Husky siberiano
Jack Russell
Labrador
Landseer
Lhasa Apso
Maltês
Mastim Napolitano
Newfoundland
Pastor alemão
Pastor belga
Pequinês
Pinscher
Pit Bull
Poodle
Pug
Rottweiler
Samoieda
São Bernardo
Schnauzer
Seiter Inglês
Setter Irlandês
Shar-Pei
Sheepdog
Shih-Tzu
Spitz Alemão
Terrier Brasileiro
Terrier Escocês
Tesem
Vira-lata
Weimaraner
Yorkshire Terrier

CACHORROS FAMOSOS
Turma do Gui & Estopa

Mutley Ele é o cachorro da “Esquadrilha Abutre”, desenho animado de Hanna-Barbera. “Medalha, medalha, medalha!!!” Diz esse cachorro de risada “malvadinha” e engraçada.
Scooby-Doo Criado por Iwao Takamoto em 1969, Scooby-Doo é o dogue alemão atrapalhado da turma de adolescentes que desvendam mistérios e desmascaram bandidos. O desenho foi produzido pelo estúdio de Hanna-Barbera. “Scooby-Doo cadê você meu filho?” É uma das frases mais conhecidas da história do desenho animado.
Pateta Pateta foi criado em 1932 e é mais um personagem animado de Walt Disney. É o melhor amigo do Mickey. Ele é muito desengonçado e está sempre metido em confusões.
A Dama e o Vagabundo “A Dama e o vagabundo” é um filme de Walt Disney que encantou muitas gerações. O romance entre uma Cocker Spaniel e um Vira-Lata faz sucesso até hoje. Muitos filmes copiam a cena criada no desenho dos dois comendo macarrão juntos.
Gromit É um personagem animado feito de massinha. Ele é o cachorro de estimação de Wallace. Um inventor que tem idéias malucas que fazem os dois embarcar em aventuras.
Wallace e Gromit foram criados por Nick Park no ano de 1982 e são as estrelas da produtora Aardman Animation.
Lassie Foi a personagem canina mais famosa do mundo. Ela foi criada por Eric Knight em 1938. Lassie foi um sucesso no cinema e depois como seriado de televisão.
Beethoven
Beethoven é um cão da raça São Bernardo que entra para a família Newton. Ele estreou no cinema no ano de 1992 e seu sucesso foi tão grande que os produtores do filme fizeram mais duas continuações.


GATO
Felis silvestris catus
O gato é um animal doméstico, mamífero e carnívoro. Assim como o cão é um ótimo animal de estimação e já inspirou uma série de personagens.
Existe, no mundo, cerca de 100 raças de gatos.
Os antigos Egípcios tinham uma adoração por esse animal como se fosse um Deus. Os gatos foram domesticados no antigo Egito, há mais de 4000 anos atrás.
O Maicis, o primitivo ancestral dos gatos, era uma pequena criatura que vivia em árvores há 45/50 milhões de anos.
O gato tem mais ossos do que os humanos. Enquanto o homem tem 206, o gato tem 245 ossos. Quase 10% dos ossos dos gatos se encontram na cauda. E esta é a responsável pela manutenção do seu equilíbrio.
Recentes estudos revelaram que os gatos podem ver o amarelo, o azul e o verde. Ainda não se sabe ao certo, se conseguem ver o vermelho. Provavelmente essa cor é vista como cinza ou preto.
Dizem que os gatos têm 7 vidas porque são muito resistentes e por serem animais ágeis conseguem escapar do perigo. Eles sempre caem em pé, desde que o tempo de queda seja suficiente, para que eles girem seu corpo e se defendam da queda, amortecendo o impacto.
A expectativa de vida de um gato de rua (sem dono) é de cerca de 3 anos. Um gato com dono e dentro de casa pode chegar a 16 anos. Uma fêmea chamada "Ma", viveu por 34 anos, sendo o gato que viveu mais tempo, que se tenha registro, até hoje.
O gato mais pesado do mundo era Himmy, um gato australiano que chegou a pesar 21 Kg, em 1986. Sua cintura tinha 84 cm de largura.
O gato doméstico pode correr a uma velocidade de 50 km/h. Ele é a única espécie que consegue manter a sua cauda ereta enquanto anda. A cauda também é uma forma de mostrar o seu estado de humor.
Quando o gato está assustado, seu pêlo se eriça por todo o corpo. Quando ele vai atacar, o pêlo se eriça somente numa estreita faixa sobre a coluna vertebral.
Gatos esfregam o rosto em objetos e pessoas para marcar com o seu cheiro, como uma assinatura. O odor é deixado por glândulas, que eles têm na parte anterior do rosto.
Não se sabe ainda o porquê, mas nos gatos brancos os casos de surdez é muito maior do que nos demais gatos.
O ronronar nem sempre é por alegria e prazer. Alguns gatos ronronam alto quando estão muito assustados ou com dor.
Existe cerca de 100 miados diferentes. Gatos selvagens miam muito menos do que os domésticos. Isso se deve ao fato dos gatos aprenderem que miando chamam a atenção do homem para suas necessidades.
Os gatos são muito limpos e passam cerca de 30% de sua vida se limpando. Quando se lavam, eles perdem quase tanto líquido quanto perdem na urina.
Superstições:
Algumas pessoas acreditam que se o gato lava seu rosto e patas na sala de visitas, é porque alguém irá chegar.
Alguns gatos pressentem terremotos.
Na idade média, acreditava-se que os gatos pretos eram bruxas transformadas em animais. Por isso a tradição diz que cruzar com gato preto é azar na certa. Os místicos, no entanto, têm outra versão. Quando um gato preto entra em casa é sinal de dinheiro chegando.
Se você achar um pêlo branco num gato preto, terá boa sorte.
No Antigo Egito, gatos sagrados eram mantidos em templos e constantemente observados por sacerdotes. Seus movimentos eram interpretados para saber o futuro.
ALIMENTAÇÃO DOS GATOS
Os gatos que vivem em casa, principalmente os castrados, normalmente comem várias vezes ao dia, de acordo com a sua necessidade. Alguns chegam a se alimentar até 16 vezes. É importante que eles tenham a tigela de ração e água limpa por perto.A ração deve ser de qualidade e específica para cada raça. Se a ração consumida for muito seca e dura, é necessário que o gato reponha a falta de água bebendo mais vezes ao dia. O gato tem o hábito de beber pouco líquido.Os gatos selvagens comem todo o animal caçado. Assim, eles garantem a ingestão de nutrientes necessários para o seu desenvolvimento incluindo a água. Os gatos precisam ingerir certos nutrientes que só existem nas proteínas animais. Um desses nutrientes é um aminoácido chamado taurina. A taurina previne a cegueira e o aumento do coração.Uma alimentação não balanceada pode causar doenças no gato como: problemas de pele, cálculo renal, infecções urinárias, obesidade, cegueira, problemas no coração e câncer.Dar carne crua ou mal cozida para os gatos não é aconselhado. Eles podem contrair várias doenças e algumas delas são transmissíveis ao homem. A toxoplasmose é uma dessas doenças.

GATOS FAMOSOS
Garfield Garfield é um personagem criado por Jim Davis para quadrinhos publicados nos jornais. Ele estreou em 19 de junho de 1979 e até hoje o seu mau humor faz muito sucesso. Garfield virou desenho animado, livro e filme.
Tom Ele é o gato mais conhecido da história do desenho animado. Tom está sempre atrás de Jerry e inventando armadilhas para pegá-lo, mas Jerry é mais esperto e sempre consegue fugir.Tom &Jerry é criação dos estúdios de Hanna Barbera e foi lançado nos anos 40.
Manda Chuva Manda Chuva é um gato malandro que é chefe de uma turma de gatos que vivem num beco. Ele está sempre enganando o Guarda Belo. O desenho animado foi criado e lançado no ano de 1961.
Cheshire Cat "Pois bem! Eu tenho visto muitas vezes um gato sem um sorriso, mas um sorriso sem um gato!” Diz Alice do País das Maravilhas. Cheshire Cat é o gato da história que aparece e desaparece deixando apenas mensagens filosóficas para Alice.
Hello Kitty A personagem foi criada em 1974 pela empresa japonesa Sanrio. Antes a imagem da Hello Kitty era usada em bolsas, carteiras e outros objetos. Hoje em dia a personagem cresceu e já tem o seu desenho animado.


CAVALO
Equus caballus
Os cavalos descendem de uma linha evolutiva de 60 milhões de anos. Eles são membros da mesma família dos asnos, zebras e eqüídeos. Os antecessores do cavalo são originários da América do Norte.
Com os seus longos pulmões e enorme coração, os cavalos foram feitos para correr. Saltar não é uma atividade natural dos cavalos, a maior parte deles dá a volta ao obstáculo. É necessário um treino especial para habituá-los a saltar.
Os cavalos dependem de sua velocidade para escapar dos predadores. Seu corpo é desenvolvido para ser ágil e veloz. Mas, eles são sociais e domesticáveis. Sempre estiveram presentes na vida do homem. Hoje eles auxiliam em tratamentos de deficientes físicos ou mentais com a “equoterapia” Hipofobia e Equinofobia: é o nome que se dá para quem tem medo de cavalos.
A China não só é o país com mais pessoas no mundo, mas também o país com mais cavalos (10.000.000). A população mundial de cavalos é estimada em 75.000.000.
Os cavalos da Idade Média tinham que ser capazes de transportar até 400 Kg. Isto incluía o cavaleiro, a armadura do cavaleiro, a sela e a própria armadura do cavalo.
O tempo de vida de um cavalo é em torno de 25 a 30 anos. Os cavalos gastam mais energia quando estão deitados do que quando estão em pé.
Um cavalo dorme várias vezes por dia durante apenas alguns minutos. Um adulto dorme em média 3 horas por dia enquanto um potro (filhote) pode dormir mais vezes durante mais tempo e mais profundamente.
Superstições:
- As ferraduras dos cavalos dão sorte se estiverem penduradas com as pontas voltadas para cima.- Os cavalos pretos têm um temperamento mais rebelde.- Existem mais de trezentas raças de pôneis e cavalos.
LINHA EVOLUTIVA
Numa escala evolutiva podemos observar através do tempo e dos períodos geológicos as transformações dos antecessores do cavalo até o cavalo moderno:
HyracotheriumEoceno (60 milhões de anos).
MesohippusOligoceno (40 milhões de anos).
MerychippusMioceno (30 milhões de anos).
PliohippusPiloceno (10 milhões de anos).
EquusPleistoceno (1 milhão de anos / atual).
A cor do pelo dos cavalos é definida por uma combinação de 39 genes. Por isso, há grande diversidade de tons nas pelagens. Muitos não consideram o Pampa, o Appaloosa e o Paint Horse raças e sim tipos de pelagens.
Não há cavalos brancos. Eles são chamados cavalos cinzentos porque têm pequenos pêlos pretos e brancos que combinam e formam a sua cor esbranquiçada. Os cavalos que são brancos têm olhos, boca e orelhas cor-de-rosa e são chamados albinos.
RAÇAS MAIS CONHECIDAS
CriouloÁrabeAnglo-ÁrabeShagya ÁrabeMangalargaAndaluzAlter-real (sub-raça)BerbereFalabellaHunterLusitanoMorganOrlov TrotterPasoQuarter HorseSaddlebredSorraiaThoroughbred (PSI - Puro Sangue Inglês)WelshcobGalicenoFinlandêsDanish WarmbloodFrederirsborgOldenburg
ALIMENTAÇÃO
O aparelho digestivo do cavalo é adaptado para comer pouco, mas várias vezes ao dia. A alimentação varia de acordo com as características próprias de cada cavalo.Para uma alimentação saudável devem-se seguir as seguintes regras:
Tenha sempre ao alcance do cavalo água limpa e fresca;
Dê ao cavalo, pelo menos, 2 refeições por dia se estiver em trabalho leve ou médio e 3 ou 4 se tiver um esquema de trabalho completo, de modo a que coma pouco de cada vez, mas muitas vezes;
Baseie-se no peso da comida e não no seu volume.
Alimente o cavalo tendo em conta o seu peso e registre todas as mudanças, devendo consultar o veterinário se estiver preocupado com a dieta;
Aumente o tipo de alimento e a sua quantidade caso ache que o cavalo esteja trabalhando mais;
Não utilize nunca rações moles ou poeirentas, mas, sim alimentos de alta qualidade;
Não faça alterações bruscas na dieta, de modo a evitar problemas digestivos;
Dê ao cavalo cerca de 2 ou 3 horas de descanso a seguir a uma refeição e só o alimente 1 hora após terminado o trabalho;
Obedeça a hábitos horários nas refeições;
A alimentação do cavalo deve ter pelo menos 50% de fibra.
O que deve dar ao cavalo:Para manter a energia necessária ao trabalho e o bem estar físico, a dieta do cavalo deve ser composta dos seguintes componentes: Podemos usar imagens desses alimentos.- Forragem Este deve ser o principal constituinte da dieta, que sejam ervas ou forragens conservadas (feno, substitutos do feno).- CereaisOs cereais mais utilizados são: o milho, a cevada e a aveia.- FibrasEncontra-se na parte fibrosa da casca dos grãos de milho e é ainda utilizada para aumentar o volume das rações.- Beterraba É utilizado o subproduto após a extração do açúcar. Deve ser molhado, pois, caso contrário, pode provocar problemas digestivos no cavalo. - Rações compostas É um alimento muito completo e equilibrado fornecendo o valor de proteínas, fibras, vitaminas e minerais importantes para o cavalo. É apenas necessário adicionar à dieta forragem e água.- Guloseimas Para aumentar o volume da ração e para torná-la mais apetitosa são adicionados alimentos como cenouras ou maçãs.


COELHO
Oryctolagus cuniculus
O coelho tem origem na Europa e África. Ele foi levado para diferentes partes do mundo por volta do ano de 1600. Também foi levado para Austrália por um fazendeiro. Como lá não tinha predadores, os coelhos se reproduziram em enorme quantidade e destruíram muitas plantações.
Se sentir-se ameaçado, um coelho pode saltar a uma altura de até 6 metros. Eles são os animais mais caçados pelo homem no mundo todo. Por isso, o coelho selvagem fica mais ativo durante a noite e o coelho domesticado é adaptado à vida diurna.O que facilita a fuga desses animais é que podem olhar para trás sem se virar devido à posição de seus olhos ao lado da cabeça.
Os coelhos não podem ficar de estômago vazio, por isso eles comem constantemente.Eles não são roedores, apesar de roerem tudo que vêem pela frente. Eles roem tudo para gastar seus dentes, que não param de crescer. Os dentes crescem por toda a vida deles.
O período de gestação de um coelho varia de 28 a 34 dias. Ele pode ter de 5 a 6 filhotes por ninhada e 25 a 50 filhotes por ano.
No antigo Egito, o coelho simbolizava vida nova e nascimento. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua.
O coelho é símbolo da páscoa devido a sua capacidade de ter muitos filhotes. Para judeus e cristãos ele simboliza a esperança de uma nova vida.
Há 50 raças de coelhos no mundo todo. A raça mais conhecida é o “Coelho Comum”. Os coelhos da raça “Champagne D'Argent” nascem pretos e quando crescem ficam cinzentos. Os da raça “Gigante de Flandres” chegam a pesar 12 kg.
COELHO vs LEBRE
O coelho está por quase todo o mundo, vivendo em lugares com muito mato, preferindo terrenos secos e arenosos, mais fáceis para a construção de covas. A alimentação é essencialmente de folhas, raízes, caules, grãos e mesmo cascas suculentas de algumas árvores.
A lebre pertence à família do coelho, mas tem algumas diferenças. Nada bem e sobe em lugares altos sem dificuldade. Ela prefere as terras cultivadas, sobretudo planas, úmidas e pouco cobertas. É uma espécie herbívora (só come vegetais), sendo à base da sua alimentação parecida com a do coelho.
COELHOS FAMOSOS
Coelho da Páscoa A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. Nessa época surgiu a lenda que dizia que o coelho visitava as crianças e escondia ovos coloridos para elas procurarem na manhã de Páscoa.Outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos, como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Elas acharam que os ovos tinham sido trazidos pelo coelho e a notícia se espalhou.Conheça outra versão no livro animado “A História da Páscoa”.
Sansão (Turma da Mônica) O personagem Sansão foi criado em 1963.Mauricio de Souza se inspirou no coelho de pelúcia de sua filha Mônica. Ela o arrastava pela casa toda. O coelho da turma da Mônica só ganhou o nome “Sansão” em 1983 e foi dado por uma menina de 2 anos de idade.
Pernalonga Bugs Bunny ou Pernalonga, como é conhecido no Brasil, é um dos personagens da série de animação Looney Tunes e Merry Melodies. Sua primeira aparição foi no ano de 1938 no desenho “A caçada de Gaguinho ao Coelho”. Pernalonga é a estrela do estúdio Warner Bros. Seu jeito divertido e a sua famosa frase “O que é que há velhinho?” É até hoje um sucesso entre crianças e adultos.
Perninha e Lilica Foram criados pela Warner bros e Steven Spielberg nos anos 90. Tiny Toons é uma versão de personagens infantis dos Looney Tunes. Perninha e Lilica são os engraçados sobrinhos de Pernalonga. Eles têm muita energia e entusiamo para salvar a humanidade e juntos vivem muitas aventuras.
Tambor É um personagem criado pelo Walt Disney para o longa metragem “Bambi”. Esse coelho esperto e falante tinha a mania de bater suas enormes patas no chão. Por isso, ganhou o nome de Tambor. Ele é o melhor amigo de Bambi.
Coelho Oswaldo Em 1920, Walt disney criou o coelho Osvaldo para uma nova série de curtas de animação. Após uma briga com os estúdios da Universal Pictures, Disney perdeu os direitos do personagem. Em resposta a essa perda, o camundongo Mickey foi criado e até hoje faz um enorme sucesso.
Roger Rabbit É um simpático coelho do longa metragem “Uma Cilada para Roger Rabbit”. Os personagens vividos por atores de verdade contracenam com personagens de desenho animado. Esse filme foi um sucesso nos anos 90 e ganhou vários Oscars inclusive de efeitos visuais.
Coelho Branco O coelho branco foi criado na obra literária “As aventuras de Alice no País das Maravilhas” produzida por Lewis Carrol. Na versão em desenho animado de Walt Disney, o coelho ficou famoso pela sua canção “É tarde! É tarde! É tarde até que arde! Ai, ai, meu Deus! Alô, adeus! É tarde, é tarde, é tarde!”. É por causa dele que Alice vive as suas aventuras na história. Ela o segue e acaba descobrindo um mundo maravilhoso com loucos personagens.
Ricochete
“Bing, Bing, binglinlin Coelho Ricochete!” Fala o xerife mais temido do velho oeste. Quando sai atrás do bandido acompanhado do seu fiel ajudante Blau Blau, ele enfrenta qualquer problema. Diverte o público e confunde os bandidos da história ao sacar a sua pistola, que contém inúmeras surpresas dentro.A série de desenho animado foi lançada no ano de 1964, pelo Estúdio de Hanna Barbera e encanta até hoje várias gerações.


BURRO
Equus asinus
O burro é um grande amigo do homem. Há milhares de anos que o ajuda em muitas tarefas domésticas, como transporte e para levar carga.
Às vezes confunde-se os burros com os cavalos. Mas há diferenças: o burro é mais baixinho, tem orelhas mais compridas e o seu rabo é quase sem pelo acabando num pequeno tufo de crinas. A cabeça também é bem maior do que a do cavalo e tem as patas mais curtas.
Algumas pessoas acham que não é muito bonito, mas é muito útil, porque é forte e resistente. Ainda por cima tem a visão, olfato e a audição muito mais desenvolvidos do que o cavalo.
Os burros são muito diferentes uns dos outros conforme o clima e a raça a que pertencem. A cor varia entre o cinzento com manchas e o castanho. A voz do burro é o zurrar. Por acaso já reparou que se tivessem riscas pretas e brancas os burros seriam mais parecidos com as zebras do que os cavalos? É porque são da mesma família. Aliás, os burros são originários de África, onde vivem as zebras.
Um burro vive mais ou menos 20 anos, mas alguns chegam aos 30. Tal como nos cavalos a sua idade é descoberta através dos dentes, que apesar de muito fortes vão ficando mais feios com a idade.
Os burros que vivem nas regiões frias são menores e frágeis do que os dos países quentes.
A fêmea tem normalmente apenas um filhote que demora quase um ano para nascer.Ao cruzar um cavalo com um burro obtêm-se as mulas. Elas são ótimas porque são pacientes, muito trabalhadoras e também bastante fortes. Mas infelizmente são estéreis (não podem ter crias).
De todas as espécies domésticas esta é menos compreendida, porque os criadores quando não os domesticam bem durante o crescimento, aborrecem-se quando o vêem a ser preguiçoso e tímido.
Dizem que os burros são muito teimosos, mas não é verdade. Eles gostam muito de brincar e trabalhar, mas é preciso que os criadores lhes dêem muita atenção.
É muito fácil mantê-lo. Come muito pouco e contenta-se com folhas e grãos que os outros animais normalmente deixam de lado. Mas são exigentes com a água, que tem que ser limpa e sem cheiro.
O leite de burra é muito bom para a saúde. E há povos que comem a sua carne. Outra curiosidade é que os árabes nomades (que não têm moradia fixa) fazem as suas tendas com peles de burro.
Os povos antigos serviam-se ainda dos ossos dos burros para fazer o corpo das flautas porque ficavam mais duras e mais sonantes que as feitas de ossos das outras espécies.


CAMELO
Struthio camelus
Os camelídeos são todos os animais da família dos camelos, mas existem muitas diferenças entre eles.
O camelo é o animal que tem duas corcovas (as saliências em suas costas) e o mais conhecido, só com uma corcova, se chama dromedário. É preciso saber distingüi-los!
Há milhares de anos o camelo quase desapareceu. Os alimentos no deserto eram muitos poucos e adivinha quem os salvou? Por mais estranho que pareça desta vez o homem foi o herói. Ao domesticá-lo, começou a fazer criação e juntos conseguiram sobreviver.
Os homens do deserto perceberam que o camelo é um animal muito resistente: consegue carregar cerca de 250 quilos (o peso de três homens) e passa muitos dias sem comer.
E como saber se esteve muito tempo no deserto sem se alimentar? Basta olhar para o tamanho das corcovas.* É lá que guarda as gorduras que lhe dão energia, alimentando-se delas até as corcovas "esvaziarem". Se as corcovas estiverem firmes e grandes, sabemos que o animal não gastou as suas reservas.
Um camelo com sede consegue beber cerca de 140 litros de água em apenas 10 minutos. É como uma banheira grande, cheia até à borda! E o mais engraçado ainda é que os camelos podem beber água salgada.
E não é verdade a história que se conta de que eles são capazes de passar uma semana sem beber. Por ter duas corcovas, o camelo é mais resistente do que o dromedário, mesmo assim, o homem usa mais o bicho com só uma corcova por ser mais fácil de cavalgar (mas com uma sela apropriada).
O focinho dos camelos está coberto de pelos, os olhos têm umas pestanas enormes e as narinas fecham-se facilmente, o que representa uma adaptação à vida no deserto, onde o vento é forte e há muitas tempestades de areia.
Normalmente diz-se que os camelos são "os navios do deserto" ou "os cavalos do deserto", mas não existem camelos selvagens.
Numa corrida entre um cavalo e um dromedário, o cavalo corre mais rápido no início. Mas depois, começa a perder terreno e não resiste à velocidade constante do dromedário, que consegue trotar durante 16 horas seguidas (mais de metade de um dia).
A criação do dromedário foi muito importante em toda a África do Norte. Durante séculos estes animais percorreram caminhos no deserto (as rotas das caravanas) que ligavam a Europa à África e à Ásia para fazer trocas comerciais.


CAMUNDONGO
Os camundongos mais comuns são os cinzentos, de orelhas cor-de-rosa (por dentro) e cauda comprida, bigodes que estão sempre se mexendo e olhos pretos, brilhantes. Normalmente vivem no campo.
Têm o focinho comprido para cheirarem as coisas e a comida e com as grandes orelhas conseguem ouvir o menor barulho.
Os bigodes servem também para eles conseguirem medir o tamanho dos buraquinhos e saber se cabem neles ou não.
Alimentam-se de grãos, sementes, migalhas, frutos e tudo o que há para comer, principalmente vegetais e cereais.
Os dentes da frente são compridos e conseguem roer coisas muito duras.
Com as patas da frente agarram os alimentos e os transportam de um lado para o outro ou os seguram para comer.
As pessoas dizem que os camundongos fazem grandes estragos porque roem tudo o que encontram: roupas, brinquedos, sapatos, livros e até sabão!
A mãe camundongo é muito cuidadosa com os seus bebês. Tem 6 a 8 filhotes de cada vez e pode ficar grávida 6 vezes por ano.
O maior inimigo dos camundongos são os gatos, mas também são o alimento das corujas, mochos, águias, cobras, raposas e outros animais caçadores que vivem no campo e nos bosques.
Além do camundongo comum, há vários tipos de ratos que encontramos raramente, como os ratinhos do campo e os ratinhos brancos, que muitas pessoas gostam de ter em casa.


VACA
As vacas são ruminantes. Sabe o que é isso?Os ruminantes têm o estômago desenvolvido em quatro partes e alimentam-se em duas fases:
● Na primeira fase a comida é enviada para uma das zonas do estômago.● Na segunda, várias horas depois, o alimento volta à boca (regurgitar) e a vaca volta a mastigá-lo (ruminar) e a engolí-lo para outra parte do estômago.
O filhote da vaca chama-se vitela e assim que nasce começa logo a andar. Quer dizer, tropeça um bocadinho, mas depois agüenta-se muito bem nas pernas.
O estômago vai aumentando à medida que o animal cresce e deixa de beber o leite da mãe, passando para outras comidas: ração, palha e feno. Mas se lhes dermos umas maçãs ou algo semelhante, elas também comem... E gostam muito!
Sabia que nem todas as vacas dão leite?
As que dão chamam-se leiteiras. Só começam a produzí-lo depois de terem o primeiro filhote. Depois disso continuam a dar leite sempre. Algumas chegam a produzir 20 litros por dia. São 20 pacotes!
A vaca que estamos habituados a ver nas fotografias é branca com manchas pretas (raça turina, é uma raça leiteira). Mas também existem com manchas castanhas e também lisas, de cor acastanhada (raças para produzir carne, sobretudo).
Há muitos milhares de anos, quando se começou a domesticar a vaca, ela servia apenas como reserva de carne para os tempos difíceis. Só depois começou a ser usada como produtora de leite.
Hoje ela é muito útil ao homem. Além do leite para beber, fazer manteiga, queijo, iogurte e etc, e da carne há também a seu couro, que é usado para fazer casacos, malas e sapatos.
Em alguns países, como na Índia, a vaca é um animal sagrado. Para eles é bom ter uma vaca em casa, mas ninguém pode incomodá-la!
As vacas vivem mais ou menos 15 anos e podem pesar até 300 quilos (o peso de quatro homens). Ela enxerga muito bem, ao contrário do touro, que só consegue perceber movimentos e por isso ataca tudo o que se mexe.
Sabia que é possível fazer uma vaca subir escadas mas não se consegue fazê-la descer? Curioso!

Um comentário:

  1. Eu sou seu primeiro seguidor e você não coloca a raça do meu cachorro? Coloca um Basst Teckel aí menina!

    ResponderExcluir